|        Central de Atendimento  (11)  2137-3500
(11)  2137-3500
blog img
02

Atenção, cirurgião-dentista! Previna-se contra as LER/DORT

Você, cirurgião-dentista, certamente já sentiu algum incômodo no pescoço, costas ou ombro. Ao fim do expediente, isso pode ser normal, afinal, atender durante o dia inteiro na mesma posição e, às vezes, com poucos intervalos causa uma fadiga.

Porém, quando esse incômodo aparece com frequência e dificulta o trabalho, pode indicar que um problema mais sério está se desenvolvendo: as LER - Lesões por Esforços Repetitivos - e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.

Essas doenças ocupacionais são muito comuns em profissionais da Odontologia e, em casos mais graves, é necessário afastar-se temporariamente do consultório.
Entenda mais sobre as LER/DORT e saiba como se prevenir!

O que são as LER/DORT?

As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças que se desenvolvem durante o trabalho, causadas pelo uso excessivo do sistema que movimenta o esqueleto e a falta de tempo para recuperação.

São responsáveis pela maior parte dos afastamentos de profissionais, o que diminui a produtividade laboral. Para autônomos, como os cirurgiões-dentistas, representa um grande problema, já que a remuneração está diretamente ligada a quantidade de tratamentos realizados.

Sintomas das LER/DORT em cirurgiões-dentistas

Cirurgiões-dentistas têm grandes chances de desenvolverem LER/DORT por causa, principalmente, da postura inadequada durante o atendimento e a falta de cuidados para prevenir, como os exercícios de fortalecimento.

Os primeiros sintomas são:
- Sensação de peso
- Dormência
- Perda de sensibilidade
- Formigamento
- Dor ao fazer alguns movimentos específicos
- Perda de força
- Inchaço no local da dor

Como evitar as LER/DORT

Atitudes simples podem ajudar a prevenir contra doenças laborais, como praticar exercícios de alongamento, fortalecimento e relaxamento antes e/ou depois do expediente em consultório, fazer pausas entre os atendimentos, diminuir (na medida do possível) a força compressiva e velocidade de instrumentos manuais e buscar recomendações de um fisioterapeuta.

Cobertura do seguro de vida contra as LER/DORT

Dentre as coberturas adicionais de um seguro de vida, existe uma específica que protege financeiramente profissionais autônomos em caso de afastamento temporário do exercício profissional: a DIT (Diária por Incapacidade Temporária).

Essa proteção garante o pagamento de diárias de trabalho enquanto você estiver em repouso, o que permite dedicar-se integralmente à recuperação sem se preocupar com a situação financeira da casa.

APCD Vida Protegida

A melhor parte vem agora! Você, cirurgião-dentista que é sócio da APCD, tem a sua disposição uma apólice exclusiva de seguro de vida com cobertura DIT por um preço acessível em relação ao mercado.

Clique aqui e leia mais sobre o APCD Vida Protegida

Simulação do APCD Vida Protegida
É possível saber exatamente quanto você pagaria por sua apólice de maneira simples e sem compromisso. Basta clicar no botão verde abaixo para fazer uma simulação sem custo com um dos consultores da GPNC, a corretora oficial da APCD e a única a oferecer o APCD Vida Protegida.

Para nós, o importante é proteger os seus bens, a tranquilidade da sua família e o seu maior patrimônio, você!