|        Central de Atendimento  (11)  2137-3500
(11)  2137-3500
blog img
11

Chuvas em SP: o seguro auto cobre danos por enchentes e alagamentos?

As pancadas de chuva características do começo de ano têm causado muitas enchentes e alagamentos por São Paulo, o que preocupa motoristas, afinal, os carros podem ser muito afetados durante o temporal, seja pela água ou até mesmo por queda de árvores.

Porém, quem tem um seguro auto com pagamento em dia consegue ter uma preocupação a menos, já que, diante de qualquer situação adversa, basta acionar a seguradora, seguir as orientações e os danos serão reparados.
Mas será que toda apólice cobre os problemas causados por enchentes e alagamentos?

Essa é uma questão importante e que todos os motoristas segurados devem saber a resposta, já que seria uma grande decepção acreditar que seu seguro consertará os estragos causados pelas chuvas e descobrir que, na verdade, essa cobertura não está inclusa no contrato.

O seguro auto cobre danos por enchentes e alagamentos?

Depende do tipo de seguro contratado. Se a sua apólice possui cobertura básica, provavelmente só serão resolvidos problemas relativos a incêndio e roubo. Agora, se sua cobertura é compreensiva, você estará protegido contra enchentes e alagamentos.

Por isso, é importante consultar seu contrato ou seu corretor de seguros para saber qual é o seu tipo de apólice.

Seguro auto com cobertura compreensiva

O seguro compreensivo protege seu carro contra os problemas mais comuns, contando com um pacote de coberturas mais procuradas pelos segurados e mais acionadas quando ocorrem sinistros.

Na maioria dos casos, cobre:
- Colisão;
- Roubo ou furto;
- Incêndio ou explosão;
- Danos causados contra terceiros;
- Danos causados pela natureza (ventos fortes, enchentes, granizo, deslizamento, queda de raio e de árvores).

O que fazer em caso de enchente ou alagamento?

Antes de explicar o que fazer, é importante ressaltar que, em caso de alagamento ou enchente, você não deve de maneira alguma tentar ultrapassar a água com o carro. Além de colocar sua vida em risco, a seguradora pode negar assumir os danos causados em seu veículo.
A recomendação é desligar o motor, sair do carro e buscar abrigo em um local seguro. Já resguardado, você deve entrar em contato com a seguradora, acionar sua proteção e seguir as orientações dadas pelo atendente.

Dicas de como evitar danos em alagamentos e enchentes

- Busque locais elevados e fechados para estacionar;
- Caso não encontre um estacionamento com as indicações do item anterior, se possível, pare o carro em ruas que não tenham aclives (subidas) ou declives (descidas);
- Procure rotas com menos incidência de alagamentos;
- Se o nível da água estiver abaixo da metade da roda, tente acessar uma via próxima com cuidado, sem avançar mais na via alagada;
- Se o nível da água estiver na altura do batente ou mais para cima, deixe o veículo imediatamente, já que existe risco do carro começar a boiar.

Corretor de seguro auto em SP

Se você ainda não tem uma apólice para seu carro, converse com um dos corretores de seguros da GPNC e faça uma simulação sem compromisso.
A Corretora tem uma equipe de consultores disponíveis para atendê-lo de segunda a sexta-feira, das 9h às 18h. Clique no botão abaixo e entre em contato pelo canal que desejar.

Sócios da APCD e ABCD têm descontos exclusivos com a GPNC

Para nós, o importante é proteger os seus bens, a tranquilidade da sua família e o seu maior patrimônio, você!