|        Central de Atendimento  (11)  2137-3500
(11)  2137-3500
blog img
02

Como evitar perder a cobertura do seguro auto

O seguro auto é uma verdadeira mão na roda para os motoristas, afinal, incidentes acontecem a todo momento, mesmo que você seja uma pessoa cuidadosa. Porém, já pensou o quão frustrante seria sofrer um sinistro, acionar o seguro e descobrir que não será indenizado?
Claro, isso não acontece por acaso ou por má-fé da seguradora. Existe uma série de motivos que causam a perda da cobertura do seguro, que vão desde a falta de conhecimento sobre o que está previsto no contrato até riscos assumidos pelo proprietário do veículo.
Para evitar que isso aconteça, nós sempre orientamos bem nossos clientes e damos algumas dicas a fim de afastar qualquer dor de cabeça. E, hoje, decidimos compartilhar algumas delas com você, caro leitor, aqui em nosso blog. Continue a leitura!

As coberturas do seguro auto
Uma apólice de seguro para automóveis pode ter inúmeras coberturas (garantias de proteção contra determinado imprevisto) e as mais comuns são:
- Cobertura Básica: oferece indenização em caso de roubo, furto total, incêndio ou explosão do veículo;
- Cobertura Compreensiva: inclui proteção contra incêndio, roubo, furto e colisão. Cobre apenas os danos causados em seu próprio veículo;
- Cobertura de Danos a terceiros: cobre danos materiais causados a bens de terceiros e/ou lesões físicas a pessoas;
- Cobertura em Acidentes Pessoais de Passageiros (APP): protege passageiros transportados no veículo segurado ou seus beneficiários em caso de morte ou invalidez permanente (total ou parcial).
E, além dessas, também é possível adicionar outras proteções, como danos a vidros, lanternas, faróis, retrovisores e kit gás.
Porém, é importante ficar atento: cada apólice contratada tem suas proteções específicas, por isso, você deve ter clareza sobre o que contempla o seu seguro para saber em quais situações acionar a seguradora.

Como fugir de problemas com a indenização do seguro auto
O primeiro passo é conhecer muito bem sua apólice. Saiba quais são as coberturas e também os seus deveres como condutor. Tudo isso é listado no contrato que você assinou lá no início.
Outro ponto importante é continuar dirigindo com prudência e evitar riscos, como passar por um alagamento ou emprestar o carro para alguém descuidado. Antes de ressarcir o prejuízo, a seguradora faz uma análise dos fatos que envolveram o incidente.
Por fim, caso tenha qualquer dúvida, por mais simples que seja, pergunte para o seu corretor ou para a empresa responsável por sua proteção. Assim, você evita toda a dor de cabeça que é arcar com os gastos sozinho porque perdeu a indenização do seguro.

3 situações comuns que causam a perda da indenização do seguro auto
1) Omitir ou prestar declarações incorretas para a seguradora
Faça sua apólice respondendo com sinceridade cada tópico. Não tente mudar as informações para baratear o custo, porque a seguradora pode negar a indenização se descobrir e provar que você não foi franco.
2) Não avisar a seguradora sobre mudanças nas informações
Se você rebaixar o seu carro ou mudar de endereço, por exemplo, é fundamental avisar o corretor de seguros ou a seguradora para atualizar sua apólice. Caso contrário, a empresa não será mais obrigada a ressarcir seu prejuízo em um sinistro.
3) Tomar bebida alcoólica antes de dirigir
Não importa se você bebeu apenas um pouco. Se for comprovado que seu acidente aconteceu logo após ingerir alguma bebida alcoólica, você não será resguardado pela seguradora, afinal, você assumiu os riscos ao dirigir nessa condição (existem seguradoras que oferecem serviços de motorista para quem não está em condições de dirigir).

Contratar um seguro auto
Se você ainda não tem um seguro auto ou está renovando a sua apólice, clique no botão abaixo e faça uma simulação de custo diretamente com um consultor da GPNC - Corretora de Seguros, que também orientará sobre todos os pontos importantes de sua apólice.
E o melhor: se você é cirurgião-dentista associado da APCD (Associação Paulista de Cirurgiões-Dentistas) ou ABCD (Associação Brasileira de Cirurgiões-Dentistas) com a mensalidade em dia, já recebe descontos exclusivos nessa modalidade de seguro.

Para nós, o importante é proteger os seus bens, a tranquilidade da sua família e o seu maior patrimônio, você!