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Tudo o que você precisa saber antes de contratar um seguro auto

Comprar um carro é, para muitos, um sonho que requer muito esforço para ser realizado, afinal, o investimento é alto. Por isso, depois de trabalhar bastante e conquistar o veículo próprio, é arriscado contar com a sorte e torcer para que nenhum incidente aconteça, e é neste momento que o seguro auto mostra sua importância.

Esta apólice garante proteção contra a maioria dos riscos aos quais você, motorista, fica exposto no dia a dia, como colisões, roubos e furtos. É um produto completo e com diferentes coberturas, que podem ser escolhidas de acordo com as suas reais necessidades e perigos.

Felizmente, a maioria dos motoristas já entende a necessidade de contratar um seguro para o automóvel, porém, encontra dificuldade para fazer este acordo com a seguradora, já que há muitos detalhes a serem analisados e que causam confusão.

Por isso, preparamos este texto respondendo, de maneira simples e descomplicada, as dúvidas mais frequentes que recebemos ao longo dos anos em que atuamos no mercado segurador. Se você ainda tiver alguma pergunta, sinta-se à vontade para conversar conosco.

O que é o seguro auto?

Resumidamente, o seguro auto é um contrato firmado entre você, motorista do veículo, e a seguradora, que é a empresa responsável por oferecer todo o respaldo necessário frente a problemas específicos predeterminados, que são chamadas de "coberturas".

Para que este contrato tenha validade, você precisa pagar um valor mensal definido pela empresa, que é estipulado a partir de informações sobre o motorista e o veículo, como gênero, idade, local onde mora, modelo do carro, entre outras.

A apólice pode ser cancelada a qualquer momento tanto pelo contratante (você) quanto pelo contratado (a empresa).

Tipos de seguro de carro

Atualmente, existem dois tipos de seguro de carros: o obrigatório, que é o DPVAT (Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres), e o facultativo/particular, que é o produto oferecido por seguradoras, destinado a pessoas físicas ou jurídicas.

Estas apólices particulares também são divididas em diferentes tipos de cobertura, como:

- Cobertura simples ou básica: costuma cobrir apenas roubo ou furto e oferece indenização quando o veículo não é encontrado ou quando é recuperado com danos iguais ou superiores a 75% do valor do automóvel;
- Cobertura compreensiva: é a modalidade de seguro mais completa, que protege o veículo contra roubo, furto, colisões e acidentes causados por condições naturais, como enchentes e incêndio;
- Cobertura para terceiros: tem como função proteger as outras pessoas que estão no trânsito, dando respaldo em acidentes causados por você, inclusive, auxiliando com indenizações por danos materiais, corporais e morais. Pode ser contratada isoladamente;
- Cobertura para passageiros: segue a mesma linha da cobertura anterior, mas é destinada exclusivamente aos passageiros do seu veículo, inclusive você, com as coberturas de morte acidental e invalidez permanente por acidente. Em algumas seguradoras, a cobertura também é extensiva para despesas médicas e hospitalares. Costuma ser contratada por motoristas que trabalham com transporte, como taxistas e motoristas de aplicativos;
- Coberturas adicionais: além das proteções listadas anteriormente, você também pode escolher coberturas adicionais que se encaixam com suas necessidades, como as destinadas para acessórios, para vidros, para blindagem, para kit gás, para despesas extraordinárias, carro reserva e muitas outras.

Além disso, as seguradoras costumam oferecer também uma Assistência 24h com serviços gratuitos importantes para diferentes situações do dia a dia, como:

- Socorro em caso de pane mecânica, seca ou elétrica;
- Reboque em acidente ou defeitos no veículo;
- Serviços como chaveiro, despachante e eletricista;
- Troca de pneus;
- Motorista reserva, caso você passe mal e precise que alguém dirija para você.

Tipos de franquia do seguro para automóvel

"Franquia" é o termo usado para indicar o valor que você deve pagar quando aciona o seguro para um conserto ou em qualquer situação que não envolva a perda total ou cobertura para terceiros. São divididas em:

- Franquia normal ou básica: é usada na maioria das contratações de seguro e possui um valor equilibrado em relação a apólice contratada;
- Franquia ampliada: geralmente, possui um valor mais alto que o da franquia normal e é indicada para quem se preocupa mais com a perda total do veículo;
- Franquia reduzida: é a categoria mais barata e é indicada para quem prefere investir em uma apólice mais cara;
Obs.: não há cobrança de franquia em casos de sinistros de perda total do veículo (roubo, furto ou danos a terceiros).

Documentos necessários para contratar um seguro auto

- CNH do condutor principal do veículo;
- CRLV - Certificado de Registro e Licenciamento do veículo;
- Nota fiscal de compra para veículos zero quilômetro.

Vistoria prévia e perfil de risco

Antes de firmar o contrato com a seguradora, você ainda passa por duas etapas importantes: a vistoria prévia, que é a avaliação do veículo feita por um profissional - não é necessária em casos de carros novos (zero km) ou renovação de seguro -, e o perfil de risco, que são as informações coletadas pela empresa para que ela possa calcular as chances de algum incidente acontecer e entender os riscos que ela estará assumindo ao proteger seu veículo.

Como contratar um seguro para auto

Você pode contratar seu seguro auto pessoalmente na seguradora ou pela internet, tudo de maneira facilitada. Porém, é válido ressaltar a importância de fazer esses trâmites com a ajuda de um corretor de seguros, afinal, este profissional tem experiência para fazer diferentes orçamentos para que você escolha a empresa que oferece o melhor produto para o seu caso.

Além disso, ele também tem todo o conhecimento necessário para explicar todos os pontos do contrato, evitando dúvidas e assegurando que você tenha certeza de que está investindo na apólice correta, garantindo o respaldo que você espera na hora que mais precisar, ou seja, em caso da ocorrência de um sinistro.

Dica extra: 6 perguntas que você deve fazer antes de contratar o seguro para carro

Antes de assinar a apólice de seguros, é importante que todos os pontos do seguro fiquem bem claros. Por isso, separamos 6 perguntas que te ajudarão a ter certeza de que o contrato que será firmado é o melhor para você:

1) O que exatamente este seguro cobre?
2) E o que exatamente ele não cobre?
3) Quais são os tipos de franquias disponíveis e seus valores?
4) Quais são os tipos de indenização em caso de perda total?
5) A empresa oferecerá equipamentos rastreadores e localizadores?
6) Existem benefícios adicionais gratuitos?

Este texto foi útil para você? Compartilhe em suas redes sociais ou encaminhe para um amigo! Qualquer dúvida, fale com um de nossos consultores. Teremos a maior satisfação em ajudá-lo a proteger seu veículo.

Para nós, o importante é proteger os seus bens, a tranquilidade da sua família e o seu maior patrimônio, você!