O verão, no Brasil, é conhecido como a estação de alagamentos e enchentes, principalmente nas regiões Sul e Sudeste. E um dos problemas mais comuns, em meio a tantas chuvas são as enchentes que causam prejuÃzos, devido ao lixo nas ruas e a infraestrutura da cidade.
Por isso, nesta época mais chuvosa os motoristas precisam ter muito cuidado, já que durante um temporal, o carro pode ficar preso em um engarrafamento, ilhado em poucos minutos ou ainda ter seu carro invadido pelas águas. Já imaginou o tamanho do prejuÃzo?
É por este motivo que ao procurarem por um seguro automotivo, muitos motoristas perguntam se os alagamentos e enchentes são cobertos por essa situação e a resposta é sim!
Felizmente, a cobertura contra enchentes que causam submersão total ou parcial do veÃculo está incluÃda em apólices de seguro de automóvel com a cobertura compreensiva (seguro total).
Saiba que essa proteção faz parte das exigências da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para os seguros automotivos desde 2004.
No entanto, é preciso que o segurado consulte e esteja atento a todos os detalhes do contrato, incluindo as cláusulas de exclusão. Ler com atenção e tirar todas as dúvidas podem ajudar o segurado saber quais situações estão incluÃdas.
Além disso, é importante ficar atento, pois o seguro contra alagamentos cobre apenas submersão do carro em água doce, como chuvas e rios que transbordam. Vale saber que este seguro não cobre alagamento por água salgada, como danos causados nos automóveis por ressacas.
Tenha atenção ao contratar um seguro, pois a apólice com a cobertura parcial (cobertura não compreensiva), não garante a indenização para danos causados ao veÃculo por alagamentos e enchentes.
Perda total ou parcial?
Uma dúvida comum é que se os prejuÃzos causados ao veÃculo atingido por enchente ou alagamento podem ser revertidos, ou permanentes, resultando em perda total.
Entretanto, o segurado precisa saber que nem todas as seguradoras costumam considerar o caso de perda total, porque tecnicamente o veÃculo ainda pode ser recuperado, mesmo com danos graves.
Mas, somente uma avaliação mecânica feita por especialista poderá avaliar a relação custo x benefÃcio do conserto. Nesses casos, o conserto do veÃculo é feito se for constatado que o valor do reparo não ultrapassará 75% do valor do automóvel.
Saiba o que fazer em casos de enchentes e se o carro for alagado:
A primeira coisa é não entrar em desespero, pois isso poderá atrapalhar todo o andamento do processo.
Sendo assim, a orientação é esperar a água retroceder para acionar o seguro. A maioria das empresas mantém atendimento 24 horas com serviço de guincho. Após o contato com a seguradora, ela enviará técnicos para o local para verificar a situação e providenciar o reparo.
A partir deste momento, a seguradora avaliará a situação e definirá se será feito reparação no veÃculo ou se irá decretar perda total.