Você, cirurgião-dentista, certamente já sentiu algum incômodo no pescoço, costas ou ombro. Ao fim do expediente, isso pode ser normal, afinal, atender durante o dia inteiro na mesma posição e, às vezes, com poucos intervalos causa uma fadiga.
Porém, quando esse incômodo aparece com frequência e dificulta o trabalho, pode indicar que um problema mais sério está se desenvolvendo: as LER - Lesões por Esforços Repetitivos - e DORT - Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho.
Essas doenças ocupacionais são muito comuns em profissionais da Odontologia e, em casos mais graves, é necessário afastar-se temporariamente do consultório.
Entenda mais sobre as LER/DORT e saiba como se prevenir!
O que são as LER/DORT?
As Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e os Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho (DORT) são doenças que se desenvolvem durante o trabalho, causadas pelo uso excessivo do sistema que movimenta o esqueleto e a falta de tempo para recuperação.
São responsáveis pela maior parte dos afastamentos de profissionais, o que diminui a produtividade laboral. Para autônomos, como os cirurgiões-dentistas, representa um grande problema, já que a remuneração está diretamente ligada a quantidade de tratamentos realizados.
Sintomas das LER/DORT em cirurgiões-dentistas
Cirurgiões-dentistas têm grandes chances de desenvolverem LER/DORT por causa, principalmente, da postura inadequada durante o atendimento e a falta de cuidados para prevenir, como os exercÃcios de fortalecimento.
Os primeiros sintomas são:
- Sensação de peso
- Dormência
- Perda de sensibilidade
- Formigamento
- Dor ao fazer alguns movimentos especÃficos
- Perda de força
- Inchaço no local da dor
Como evitar as LER/DORT
Atitudes simples podem ajudar a prevenir contra doenças laborais, como praticar exercÃcios de alongamento, fortalecimento e relaxamento antes e/ou depois do expediente em consultório, fazer pausas entre os atendimentos, diminuir (na medida do possÃvel) a força compressiva e velocidade de instrumentos manuais e buscar recomendações de um fisioterapeuta.
Cobertura do seguro de vida contra as LER/DORT
Dentre as coberturas adicionais de um seguro de vida, existe uma especÃfica que protege financeiramente profissionais autônomos em caso de afastamento temporário do exercÃcio profissional: a DIT (Diária por Incapacidade Temporária).
Essa proteção garante o pagamento de diárias de trabalho enquanto você estiver em repouso, o que permite dedicar-se integralmente à recuperação sem se preocupar com a situação financeira da casa.
APCD Vida Protegida
A melhor parte vem agora! Você, cirurgião-dentista que é sócio da APCD, tem a sua disposição uma apólice exclusiva de seguro de vida com cobertura DIT por um preço acessÃvel em relação ao mercado.
Clique aqui e leia mais sobre o APCD Vida Protegida
Simulação do APCD Vida Protegida
É possÃvel saber exatamente quanto você pagaria por sua apólice de maneira simples e sem compromisso. Basta clicar no botão verde abaixo para fazer uma simulação sem custo com um dos consultores da GPNC, a corretora oficial da APCD e a única a oferecer o APCD Vida Protegida.